Procedimentos na Clínica

videohisteroscopia ambulatorial

O exame de videohisteroscopia diagnóstica pode ser realizado no consultório ou no centro cirúrgico. A Dra. Monique Schmidt, especialista em endoscopia ginecológica, realiza este exame na nossa clínica em casos de baixa complexidade, quando não há necessidade de sedação da paciente. 

Através da vagina, é introduzido uma microcâmera para estudar a cavidade uterina. O objetivo do exame é esclarecer alguma alteração que tenha aparecido na ultrassonografia transvaginal ou ressonância da pelve ou investigar algum sangramento uterino anormal. Pode ser realizado uma biópsia durante o exame, se houver necessidade.

É um exame que pode gerar algum desconforto tipo cólica, mas na maioria das vezes é bem tolerado pelas pacientes. A videohisteroscopia é considerada o padrão ouro no diagnóstico de algumas doenças ginecológicas, como por exemplo o câncer de endométrio. 

A segurança da paciente está em primeiro lugar e por isso a nossa equipe avalia cada caso individualmente, definindo se o exame pode ser realizado no consultório ou se deve ser agendado no centro cirúrgico. 

Exame de Colposcopia do Colo uterino

A Colposcopia consiste em observar o colo do útero através de uma lente de aumento (colposcópio), com o objetivo de visualizar lesões que foram identificadas no exame Papanicolau (preventivo). Na nossa Clínica, este exame é realizado pela Dra Karine Mello, especialista em patologia cervical (doenças do colo do utero).  

É  um exame indolor e rápido (cerca de 15 minutos), realizado com a introdução do espéculo vaginal (”bico de pato”) e a aplicação de soluções reagentes no colo uterino para posterior visualização com o colposcópio, observando se há ou não lesões presentes.

Durante o exame, poderá ser necessário a realização de biópsia sob anestesia local (retirada de um pequeno fragmento de tecido para análise) para confirmação diagnóstica.

Para a realização da Colposcopia é necessário não estar no período menstrual, não praticar sexo vaginal ou uso de cremes vaginais nos 3 dias que antecedem o exame. 

Pode haver algum sangramento via vaginal após o procedimento que será monitorizado pela nossa equipe. 

Manometria anorretal

   Na Clínica Jardim Botânico a manometria anorretal é um exame realizado pela a nossa Proctologista, a Dra. Isadora Mendonça. É um exame simples, indolor e, por isso, pode ser realizado no consultório sem sedação. O exame dura, aproximadamente, 20 minutos e requer uma lavagem retal cerca de 2 horas antes do procedimento.  Não há necessidade de jejum ou de cuidados adicionais após a sua realização.

    Um cateter fino e maleável acoplado a um sistema de perfusão é introduzido pelo ânus e o paciente faz movimentos de contração e expulsão. Dessa forma, as pressões dos músculos esfincterianos são aferidas. Além disso, podemos avaliar a capacidade reservatória e a sensibilidade do reto, bem como os reflexos neurais.

   Indicamos a manometria para pacientes com incontinência fecal, constipação crônica ou em pré-operatório para determinados procedimentos cirúrgicos, como a reconstrução do transito intestinal.